terça-feira, 24 de novembro de 2009

Orem pelo Irã


Irã é o nome atual da antiga Pérsia, que foi cenário de muitas histórias da Bíblia como Daniel, Ester e Neemias. Este país está no Oriente Médio, vive basicamente do petróleo, e seu presidente visitou o Brasil esta semana para aumentar facilitar acordos na área agricultura, mineração, energia e indústria de bens de capital.

2009 foi um ano importante para o Irã pela comemoração dos 30 anos da queda do regime monáquico para o estabelecimento do sistema teocrático, que dá ao poder religioso autoridade total. A religião dominante é o islamismo xiita, ou seja, a ala fundamentalista radical. O presidente Ahmadinejad foi reeleito este ano com suspeita de fraude nas eleições e é conhecido por declarações polêmicas pois disse que o Holocausto é um "mito" e que Israel deveria ser "varrido do mapa". O governo do Irã também é criticado por seus testes com urânio e criação de armas nucleares.


É permitido que igrejas ligadas à minorias étnicas ensinem a Bíblia ao seu próprio povo e em sua língua. No entanto, essas igrejas são proibidas de pregar em persa, a língua oficial do país.
Cristãos ativos sofrem pressão. São interrogados, detidos e, às vezes, presos e agredidos. Casos mais críticos envolvem até execução. Os muçulmanos que se convertem ao cristianismo são rotineiramente interrogados e espancados. Além disso, acredita-seque muitos homicídios não esclarecidos são praticados por radicais que frequentemente ameaçam os cristãos de morte.
Além da violência exercida pelas autoridades, os ex-muçulmanos são também oprimidos pela sociedade. Eles têm dificuldade emencontrar e manter um emprego, pois são demitidos quando se descobre que são convertidos. Aqueles que começam um negócio próprio têm problemas em fazer a clientela.


A igreja cresce em células e congregações e desde 2008, aconteceu um grande número de ataques a estas igrejas, fazendo desse um dos anos mais difíceis para a Igreja desde a Revolução Islâmica em 1979.


Motivos de oração




  • É importante que novos convertidos cresçam no conhecimento do Senhor e da Bíblia. Ore para que haja oportunidades de treinar essas pessoas, e que os métodos e materiais necessários estejam disponíveis e sejam acessíveis.



  • O crescimento traz novos membros para a Igreja, mas também gera mais perseguição. Louve a Deus pelos milhares de cristãos iranianos. Ore para que a Igreja iraniana seja capaz de encontrar meios discretos e criativos para testemunhar.



  • Os líderes da Igreja têm sido duramente perseguidos. Ore pedindo proteção para os cristãos iranianos, em especial para os líderes, vítimas de severa perseguição no passado. Muitos deles foram mortos e outros vivem acuados pelo medo.



  • Muitos cristãos eram chefes de família. Ore por suas viúvas, que têm de cuidar dos filhos com poucos recursos.



  • A população tem ouvido o evangelho pela TV. Receptores de TV via satélite são muito difundidos. Ore para que as transmissões, que varrem o território iraniano, resultem em muitos frutos.


Conselho de Missões
fonte: http://www.bbc.co.uk
http://www.portasabertas.org.br