quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

o PODER de DEUS


Qual a maior expressão do poder de Deus? Biblicamente, a resposta é “o evangelho”. “Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo o que crê” (Romanos 1.16).

Poderíamos alistar inúmeros milagres, sinais, ações sobrenaturais de Deus através das Escrituras, e do decorrer da história, a fim de expressar o poder de Deus; como: as pragas do Egito; a travessia do mar vermelho; a destruição das muralhas de Jericó; as multiplicações dos pães e peixes; a ressurreição de Lázaro. Fatos históricos que revelam o poder de Deus e sua soberania sobre tudo e todos. A ciência, em parte, explica as Escrituras; as Escrituras, por sua vez, explica, orientam, e às vezes, detona a própria ciência. Até nos dias atuais Deus continua agindo, e como afirma Paulo aos coríntios está a envergonhar a sabedoria humana (1 Coríntios 1.18-19).

Mas, nenhum destes exemplos é maior do que a transformação que o poder de Deus causa no homem. O impacto do evangelho na vida daqueles que são alvos de sua investida. Uma coisa é lidar com objetos e animais, outra é lidar com seres humanos. Uma coisa é desfazer um problema físico, outra é mexer com a alma, com o invisível, com o escondido. Uma coisa é fazer um mar se abrir, usando o que quiser na natureza; outra é fazer um coração se abrir, mudando a maneira de ver, pensar, falar, agir e reagir.

O evangelho de Deus é a demonstração de seu poder que liberta o homem das garras da natureza pecaminosa; que o faz respirar aliviado do jugo da escravidão do pecado; que permite à alma chegar mais perto do Criador, entendendo (ou pelo menos aprendendo a lidar com) a vida, a morte, o estado intermediário entre estas.

O evangelho de Deus provoca aquilo que não há como negar, não há como desfazer, não há como pesquisar em laboratório, mas há como provar – provoca mudança de vida, de caráter, de atitude.

O evangelho é o poder de Deus para a salvação que não está estendida somente à vida após a morte; mas também é uma realidade nesta vida, tornando o salvo mais santo, mais cuidadoso com o que fala, com o que faz; levando-o a se preocupar com o testemunho e edificação de outras vidas. O evangelho torna o salvo mais alegre, revelando serenidade suficiente para enfrentar as adversidades. Torna o salvo mais justo no lidar em seus negócios, no julgar as pessoas e analisar situações. Torna o salvo mais amoroso com facilidade em perdoar, em ser paciente, em ajudar o próximo. Torna o salvo menos crítico e mais empreendedor. Torna o salvo mais humilde, mais dominador de si próprio e não dos outros.

Enfim, o evangelho explode com os planos do pecado, detona o mau humor, e revela o poder imensurável de Deus, em Cristo Jesus. Minha oração é que o evangelho seja o poder do Deus vivo em mim, em você, em nós, como igreja viva de Cristo.

Tenha uma ótima semana, no Senhor!
Pr. Wagner Amaral.