quarta-feira, 31 de março de 2010

Entrevista da semana



Josias Valentim do Vale
Esposo de Suzana, Pai de Douglas, Denis e Denise e Vovô de Vinicius e Ana Clara.
Congregando em Tremembé desde 1972
Integrante do Ministério dos Homens

- Como chegou na IBT?
Em um domingo vim assistir o culto, conheci a Suzana, RS, gostei e acabei ficando.

- Como exatamente isso aconteceu?

Eu freqüentava a Igreja Batista Central e um dia comemoramos o aniversário da Mocidade e enviamos convite para a Igreja de Tremembé, apenas a Suzana e a Eunice apareceram, levei elas para casa e aí tudo começou.

- Quando se casaram:
Em 13.07.1974, na Igreja Batista Betel, celebrado pelo Pastor Antonio Antonino.

- Como aceitou Jesus como seu Salvador?
Eu nasci em um lar cristão, mas um dia, quando tinha 12 anos, fui à um acampamento na cidade de Castanhal, que foi feito em uma palhoça ao lado de um igarapé. Todos os acampantes cabiam em uma Kombi. A divisa/verso foi Eclesiastes 12:1 – Lembra-te do teu criador nos dias de tua mocidade....que decorei e quandovoltamos minha vida estava diferente, diminuíram até as surras de minha mãe....rs.

- Quando chegou em São Paulo?
Cheguei há 40 anos, tinha 19 anos. Fiz minha vida aqui com minha mãe e meus irmãos. Foi onde eu aprendi o ofício de metalúrgico.

- Como iniciou seu próprio negócio?
Decidi montar meu negócio quando um amigo me incentivou à trabalhar por conta própria. Trabalhei durante 20 anos em uma metalúrgica montando turbinas para hidro-elétricas. Um dia me vi sem emprego e resolvi arriscar montar uma serralheria em minha casa. Foi muito difícil no começo e durante 03 anos, o trabalho foi duro. A Suzana teve que trabalhar para ajudar à sustentar nossos 03 filhos adolescentes. Graças à Deus eu ela não decidiu me abandonar....rs... Por isso estou com ela há 38 anos.

- O que deu certo em tudo isso?

Não tive pai, pois meu pai morreu eu era criança, minha mãe sozinha criou 10 filhos, ela era crente e todas as noites fazíamos o culto doméstico à luz de lamparina. Agradeço a Deus pela firmeza de minha mãe. Na igreja sempre olhei e espelhei minha vida nos líderes que podiam ser exemplo para mim, para poder imitá-los. Fui estudar, ler tudo o que era útil para a minha edificação e de minha família, tomei consciência do meu despreparo para a vida e procurei aprender como adquirir conhecimento. Sempre fui muito aberto ao bom aprendizado.

- Qual o conselho para os jovens casais?
O conselho é entender que casamento é feito de lutas, dificuldades e não só de alegria. Tenho convicção que meus votos no altar são eternos, e um verso que me fez entender que este é o melhor caminho é: Eclesiastes 9:9 Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida vã, os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vaidade; porque esta é a tua porção nesta vida, e no teu trabalho, que tu fizeste debaixo do sol..

- Um desafio para a Igreja Batista de Jd.Tremembé:
Permanecer firme não importa o que aconteça. Estava na igreja quando em uma conferência evangelísticas tínhamos apenas 04 pessoas assistindo, e estava na igreja quando nos cultos não tínhamos cadeiras suficientes para todos. Por isso deixo
1Co 15:58 - Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.