segunda-feira, 21 de junho de 2010

A Família no desenvolvimento da Criança


Almoçar com os pais e dedicar um tempo da semana para a família são algumas das coisas que ajudam na formação de uma criança. Porém, separar um momento determinado na semana, ou até mesmo diário, exclusivamente para conversar com os filhos, acaba tornando-se apenas uma parte rotina e foge do objetivo que é mostrar-se presente, e participar da vida da criança.

A comunicação entre pais e filhos deve ocorrer naturalmente. Todos os momentos precisam ser aproveitados; afinal, cada momento vivido pode ser usado como uma lição.

Dados estatísticos revelam que o número de evangélicos tem crescido em nosso país, mas qual é a juventude que tem se desenvolvido aqui atualmente?

É comum escutarmos que os jovens são irresponsáveis, individualistas, e que não tem visão das coisas; sabemos que isto é verdade, porém de quem parte desta responsabilidade?

Aprendemos durante toda a vida; porém a base de nossa formação acontece em casa. É preciso dedicar tempo às crianças, por amor a elas, e não por nos sentirmos na obrigação de criarmos boas pessoas. Aproveitar cada momento é a melhor forma de fazer isto; não basta criar “o dia da família”, pois isto deve ser visto em casa todos os dias!

A sociedade que vivemos é apenas um reflexo das famílias que a compõe.

Beatriz Prates - Ministério de Comunicação