segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Santidade

Em 2012, nas mensagens a serem pregadas no culto vespertino, teremos dois momentos distintos; mas, que seguirão uma lógica que traga a alegria de servir o Senhor e a edificação como resultados sobre sua vida.
No primeiro momento (menor), que se inicia hoje, teremos uma série de mensagens que apresentarão razões pelas quais devemos chorar. O objetivo é o de despertar-nos para a realidade daquilo que o Senhor espera de nós; e, que, devido a rotina no mundo, é enfraquecido, ou esquecido, ou tornado em algo indiferente; impedindo o processo de santificação.
No segundo momento (maior), teremos uma série de mensagens que tratarão sobre a santidade; criando uma atmosfera que facilite nossa transformação para a glória do Senhor; e o crescimento da igreja.

Pr. Wagner Amaral
_____________________________________________________________

Sentim
entos e reações.
Uns são sensíveis, outros insensíveis. Uns são explosivos, outros são frios. Uns reagem como um relógio, compassadamente; outros reagem covardemente; outros não reagem, são medrosos, ou decididamente não acreditam em seu potencial, ou no potencial de Deus por seu intermédio.
Como você lida com seus sentimentos?
Como se apresentam suas reações?

SENTINDO E REAGINDO AO PECADO

Neemias 1
Aproximadamente em 458 a.C. Esdras deixou a Babilônia, o cativeiro, com autorização para liderar o retorno à Palestina, para reconstrução do Templo de Jerusalém. Poucos anos depois, cerca de 432 a.C. Neemias tornou-se governador. Este livro descreve sua liderança na reconstrução dos muros de Jerusalém e na renovação da aliança.
Neemias é um exemplo de líder, devido sua conduta diante das adversidades; sua reação diante do pecado; seu discernimento diante da malícia alheia; sua disposição em fazer aquilo que agrada ao Senhor, mesmo não sendo muito agradável aos olhos humanos. Ele serve de exemplo para o sentimento e a reação a prevalecer em nós.

I. O SENTIMENTO (1-4):
A. Curiosidade santa (2):
1. Não se trata de uma curiosidade maliciosa, daquelas que buscam somente saber da vida alheia.
2. Também, não se trata de uma curiosidade superficial, onde perguntamos apenas por educação, ou por não sabermos o que falar.
3. É uma curiosidade sincera, buscando conhecer o estado daqueles que pertencem ao Senhor; daqueles que pertencem à nossa comunidade; daqueles que estão, por algum motivo, ausentes. Podemos ilustrar como a curiosidade, mesclada à saudade, de nossos familiares que estão em outros Estados - pais, irmãos, filhos, avós.
B. Disposição em ouvir a verdade (3):
1. Porém, quem tem esta curiosidade, deve estar preparado para ouvir a verdade.
2. Às vezes, perguntamos sobre a vida de alguém, e quando começamos a ouvir o relato, um tanto negativo, desanimador, queremos fugir do restante da informação; buscamos desaparecer da presença daquele mensageiro desagradável. Afinal, já nos basta os nossos problemas, não precisamos de mais outros, não é?
3. Mas, o servo do Senhor que possui esta curiosidade santa está decididamente pronto a ouvir toda informação. Mesmo que esta o incomode, mostrando que ele pode fazer algo para mudar a situação.
C. Angústia pelo estado dos irmãos (4):
1. A 1ª reação sentimental de Neemias foi a de chorar e lamentar, por alguns dias. Nada passageiro, nada
hipócrita, nada representativo. Sentimento real, sincero, sentindo a dor, o desespero, a angústia daqueles que sofrem, daqueles que não tem o devido apoio para viver.
2. É um sentimento que mexe conosco. Que muda o nosso comportamento. Que, se necessário, tira de nosso rosto por alguns dias o sorriso, a alegria; porém, buscando uma solução, uma saída para aquela situação. É um sentimento que nos cobra, nos incomoda, nos faz sair de nosso lugar confortável para trabalhar em prol daquele que sofre.
D. Tristeza profunda pelo pecado cometido (4, 6-7):
1. E algo bem interessante, que deve chamar nossa atenção é que boa parte, senão o todo, pelo qual o profeta sofria, não era um exemplo de santidade, de perfeição espiritual. Pelo contrário, eram pessoas que havia pecado contra o Senhor, desobedecendo a seus mandamentos, e recebendo a consequência sobre sua vida.
2. No entanto, o profeta clama por eles, reconhecendo o fruto do pecado, o resultado da desobediência, a ferida causada pela rebeldia ao Senhor.

II. A REAÇÃO (5-11):
A. Assumir o seu lugar entre o povo (5-7, 11):
1. Neemias se coloca, também, como pecador, assumindo o posto de candidato a pena, mesmo sabendo o que isso implicava. Isto ajuda-nos a não nos colocarmos como juiz, como superior, dando-nos a falsa impressão de que não cometemos erros, ou não cometemos tamanho erro.
2. Mas, existe o lado positivo desta comparação, pois ele não somente assume o estado de pecador à semelhança de seus irmãos, como também a posição de filho de Deus, amado e protegido por Ele. Isto, por sua vez, é o que serve de combustível para nossa vida. Sabermos que temos um Deus que pode todas as coisas, que nada tem de impossível para o seu poder, e que Ele nos tem como filhos amados, pessoas especiais, nos motiva a continuar.
3. E, ele se coloca como parte do povo de Deus. Aplicando ao contexto da igreja, surge a compreensão e a ação de ser parte do Corpo. Assim como no casamento, os olhos do Senhor passam a contemplar o casal como uma só pessoa; também no indivíduo que se torna igreja – os olhos, planos, expectativas do Senhor o alcançam como parte do corpo de Cristo; e não mais como indivíduo na sociedade (Romanos 12.5, 9ss).
B. Buscar ao Senhor em intercessão (4, 11, 2.1):
1. “e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus”. Na realidade Neemias esteve orando por quatro meses, até começar a ser atendido pelo Senhor (2.1).
2. Interceder é clamar até ouvir a resposta do Senhor. Não é chamar Deus de surdo, mas sim daquele que tem prazer em ser adorado, em ser buscado. Quando intercedemos ao Senhor, estamos adorando o Seu nome, estamos reconhecendo seu senhorio, estamos revelando nossa pequenez, nossa dependência da ação de Seu Espírito em nós e através de nós. Estamos dizendo com viva voz que precisamos dEle.
3. Quantas vezes você busca o Senhor por meio da oração? Quantas vezes você o adora através de uma conversa íntima, onde você pode abrir seu coração, botar para fora tudo aquilo que incomoda, tudo aquilo que outros não podem ouvir, até mesmo o cônjuge, ou o pai, a mãe, os filhos, o melhor amigo humano; quantas vezes você age reconhecendo Deus como aquele que está à disposição e que tem prazer em ouvir e atender aos seus filhos?
C. Esperar dEle a resposta, colocando-se à disposição (11):
1. Quando solicitamos ao Senhor uma resposta, temos de estar prontos para o destino que Ele traçar para nós.
2. Neemias era copeiro do rei (11). Isto é, era a pessoa, em todo o reino, de maior confiança do rei. Copeiro era aquele que, dentre outras coisas, provava a comida do rei para ver se estava ok, quanto ao paladar, e para certificar a ausência de veneno. Os copeiros tinham acesso pessoal ao rei.
Neemias gozava desta influência. O livro revela que ele tinha o carinho e a amizade do rei. Isto mostra que ele era alguém bem sucedido, que estava social e profissionalmente muito bem; não tinha do que se queixar; tinha tudo do bom e do melhor; para que se preocupar com os outros? Para que se arriscar a mudar toda estrutura boa que gozava para ajudar seus irmãos?
A verdade é que Neemias estava pronto a fazer a vontade de Deus, e por isso aguardava a Sua resposta. Ele estava pronto para cooperar na mudança da situação de seu povo, que revelava a derrota e o descaso promovidos pelo pecado.

Conclusão:
Você está pronto? Está pronto para assumir aquilo que Deus quer para você? Está pronto para deixar de ser um indivíduo concentrado em si mesmo; e assumir-se como parte do povo de Deus, como parte da igreja? Está pronto para ter sua vida mudada, com sentimentos e reações aprovados pelo Senhor?
A vida se contrai e se expande proporcionalmente à atitude da pessoa. E a atitude revela o quanto esta pessoa está próxima ou distante do Senhor, e de seu ideal para sua vida.
O pecado precisa lhe incomodar, levando-o a agir em prol da santidade do Senhor.
Licença Creative Commons
O trabalho SENTINDO E REAGINDO AO PECADO de Wagner Amaral foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.

Mensagem pregada dia 05/02/12 - Culto vespertino - Pr. Wagner Amaral