domingo, 13 de dezembro de 2009

O EVANGELHO NÃO EM PALAVRAS, MAS EM PODER!


“Porque o nosso evangelho não chegou a vocês somente em palavra, mas também em poder, no Espírito Santo e em plena convicção.” (1 Ts. 1.5)


Como é bom ver uma igreja que vive realmente este versículo. Onde a Palavra é o meio pelo qual o Senhor opera com grandioso poder em homens e mulheres que não se cansam de engrandecer o Seu nome. Porém, não é bem isso que estamos acostumados a viver; mas, sim, o velho filme, tantas vezes repetido, em que a Palavra é pregada, ensinada, até entendida, mas não praticada.

As pessoas gostam de ouvir, saber e entender os princípios do Senhor, contudo nada resulta em sal e luz. Até parece que os versículos de Ezequiel foram escritos para nossos dias: “De fato, para eles você não é nada mais que um cantor que entoa cânticos de amor com uma bela voz e que sabe tocar um instrumento, pois eles ouvem as suas palavras, mas não as põem em prática”. (Ez. 33.32).


Caro irmão! Será que nossa alma está contente em receber o evangelho somente em palavra? Pode um faminto ser alimentado somente com o aroma do alimento? É horrível pessoas irem para o inferno sob o som da misericórdia do evangelho. Não é difícil ver crianças crescerem na igreja e quando adulta rebelarem-se contra o Senhor, correndo para os prazeres do mundo. Não é difícil ver homens com um bom tempo de igreja - diáconos, professores, líderes - dando as costas para uma convicta “convicção” de outrora. Ah! Estes são mais miseráveis que os que nunca tiveram a oportunidade de se escutar, aprender e até interagir com a Palavra de Deus.

Mas, também é motivo de muita alegria perceber aqueles para os quais o evangelho chegou em palavra e poder! Quando o coração é quebrado pela Palavra santíssima do Senhor. “Não é a minha palavra como o fogo”, pergunta o SENHOR, “e como um martelo que despedaça a rocha?” (Jr. 23.29). Quando este milagre acontece não há quem resista: nem idoso, adulto, jovem ou criança pode manter-se a mesma pessoa que antes. Ela é transformada, pois o Santo Espírito de Deus faz morada em seu coração. O mesmo Espírito que “pairava sobre a face das águas”, quando este mundo estava sem forma e vazio. Ele trouxe vida e beleza a um mundo vazio (Gn. 1.2). Da mesma forma, pessoas são transformadas em belos e reluzentes testemunhos que glorificam ao Senhor.

Portanto, existe tempo para todas as coisas. Enquanto é tempo de sequidão, em vão trabalha os que insistem pregar o evangelho. Eles gastam suas forças por nada; eles se sentem como que parados em frente a um grande exército de “portas” que não respondem. Mas, existe tempo em que o Espírito Santo vem, e aí o mais débil instrumento é poderoso, “poderoso em Deus, para quebrar corações”.

Então, o que nos resta? Devemos orar sem cessar, e pregar a todo tempo, quer oportuno ou importuno, pois não sabemos quando o Espírito de Deus vai agir. Mas a pessoa não será mais a mesma. Como disse João Calvino: Pelo conhecimento do evangelho somos feitos: filhos de Deus, irmãos de Jesus, compatriotas dos santos, cidadãos do Reino do Céu, herdeiros de Deus com Jesus Cristo, por meio de quem: os pobres são enriquecidos; os fracos, fortalecidos; os néscios, feitos sábios; os pecadores, justificados; os solitários, confortados; os duvidosos, assegurados; e os escravos, libertados. (CALVINO, 1534, Prefácio do NT francês)

Como o evangelho - a Palavra de Deus - tem chegado a você? Como simples palavras? Ou como o poder de Deus para salvar e transformar o homem?
Que o Espírito de Deus fale ao nosso coração neste dia que é do Senhor!



Pr. Carlos Bacoccina.