terça-feira, 7 de setembro de 2010

Eis a nova!

Temos uma nova estrutura; e, logo, teremos uma nova rotina. A dinâmica ajudou aos participantes a entender o que é uma igreja local, e, porque há ministérios com liderança especifica.

Partimos do entendimento do propósito da igreja: Esta igreja existe para adorar ao Senhor, servindo-o por meio da evangelização, do discipulado, e do louvor que o glorifica. Isto é, sua estrutura e ministérios devem levar os membros a viverem seu propósito, alcançando os alvos estabelecidos.

Enxergamos quatro áreas como pertencentes ao propósito da igreja: Evangelização; discipulado; louvor e administração. Assim, os irmãos (literalmente), após cuidadoso e cadenciado exame, chegaram à conclusão dos ministérios que norteariam sua vida: Além da diretoria e comissão de exame de contas, cuja exigência legal seria suficiente para existência; temos administração patrimonial; ação social; sociabilidade; e comunicação na área de administração.

Na área de discipulado: Escola bíblica; berçário; ministério de culto infantil; adolescentes; clínica de aconselhamento e clínica de discipulado. Na área de louvor: Ministério de culto; musicalização; escola de música; e ministério de coros. Na área de evangelização: Conselho de evangelismo; conselho de missões; e núcleo esportivo.

Unanimemente, os irmãos crêem que estes ministérios possibilitarão a igreja continuar crescendo na adoração ao Senhor, por meio do serviço às pessoas. E, para gerenciar estes ministérios, foram escolhidos líderes. Partimos da indicação geral, quando individualmente fora sugerido nomes para cada ministério. Posteriormente, os pastores e seminaristas fizeram o cuidadoso trabalho de filtragem. Examinaram as indicações, considerando primeiramente a quantidade de votos. Depois, a capacitação de cada um. E, posteriormente, a condição moral e espiritual que envolve a capacidade de convívio. Finalmente, os nomes retornaram aos membros para que sacramentassem a escolha através do voto; o que ocorreu unanimemente. Foi um grande culto ao Senhor; um momento de regozijo, de sintonia.

Pois bem, agora, aos poucos, executaremos o projeto aprovado; com a convicção de que agradamos ao Senhor com o nosso procedimento honesto e cuidadoso. Este é parte de nosso culto ao Deus que merece toda consideração.

Esperamos que todos (os que participaram efetivamente da dinâmica, e os que não) mergulhem neste novo e agradável momento; entregando-se na adoração ao Senhor, através da verdade. Esperamos que todos (incluindo você) seja um agregador; contribuindo efetivamente para o crescimento de todos. Assim, esperamos que você seja integrante deste corpo, marcando sua história; e não que “passe” por ela, sem ser edificado e sem edificar a outros.

Eis a nova estrutura de nossa igreja!

Aproveite.

“Todos estavam juntos e tinham tudo em comum. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos”. (Atos 2.44, 47).

Pr. Wagner Amaral.