segunda-feira, 15 de junho de 2009

Entrevista da Semana

Wagner Lima Amaral.
Filho de Marcelino Costa Amaral Filho e Walma Lima Amaral.
Irmão mais velho de Marcelo, Alexandre e Ricardo.
Marido de Agda Yumy, e pai de Walter, Weber e Ana.

Em Tremembé desde novembro de 1998.

Apelidos: Na igreja, Wawá. No norte-nordeste, Carioca. Porém, o mais usado é o famoso “pastor” (afinal isso não é nome, né?).

O Sr. poderia nos contar se suas expectativas com relação à Igreja Batista do Jardim Tremembé foram alcançadas até o momento, tudo tem caminhado conforme esperado?
Sim. Todo bom trabalho é realizado em curto, médio e longo prazo. Se tratando de igreja, não poderia ser diferente. Normalmente, um ministério dá seus primeiros frutos após os primeiros quatro anos de trabalho. Em nossa igreja não tem sido diferente.

Se fosse recomeçar faria alguma coisa diferente?
Não. Até porque os erros fazem parte do ministério de todo e qualquer pastor, assim como de toda e qualquer igreja. Sem eles, dificilmente cresceríamos. Creio que a vontade de Deus prevaleceu.

Defeitos e qualidades do Pastor Wagner Amaral:
Literalmente “ser carioca”, rsrs. Aplicado às qualidades: Visão da realidade, sem perder o jogo de cintura. Aplicado aos defeitos: Convicção quanto à visão que me leva ao convencimento, incomodando as pessoas (este orgulho é fogo!).

Fale um pouco sobre o desafio de seu ministério hoje:
Meu maior desafio é o de despertar pessoas para o ministério, e o de formá-las adequadamente. Na igreja procuro dar a visão correta sobre o que é a igreja de Cristo (o entendimento disto é de tirar o fôlego). No seminário, ensino e tenho trabalhado por um choque de gestão. Na EBR desenvolvo trabalho parecido com o do seminário; porém, através da arte da escrita.

O ministério pastoral continua sendo uma excelente obra a se desejar, é possível incentivar outros a ingressarem no ministério?
É claro que sim! Começamos quando mostramos, através de nosso viver, que é bom e que vale à pena. Além disso, fazemos por meio do ensino sobre o que é o Reino de Deus, e como a Igreja se encaixa nesse projeto divino. Não existe absolutamente nada mais extraordinário do que servir ao Senhor, através do ministério.

Para um jovem que deseja participar do ministério pastoral, qual seria seu principal conselho?
Seriam dois. (1) Deus é Soberano. Então, não tenha receios. Simplesmente confie nele, e o mais Ele fará. (2) Faça por prazer. A responsabilidade tem o seu lugar, mas, é a alegria no adorar a Deus por meio do servir que sustenta nosso sorriso.

Quais são seus planos e sonhos?
Meus planos? Rsrs. A priori, servir ao Senhor. Como? Contribuir para que nossa igreja seja maior e melhor. Contribuir para que nosso seminário e nossa editora cresçam. Meus sonhos? Concluir a construção da igreja. E, transformá-la numa igreja de visão, formadora de pessoas, que sejam formadoras de opinião, líderes que façam a diferença.
No momento o que o Sr. tem a pedir ou agradecer a Deus?
Agradeço por Sua graça que me salvou. Agradeço pela família que me deu. Uma esposa admirável, e filhos amáveis. Agradeço também por ter me enviado para a melhor zona de São Paulo, a fim de pastorear uma jóia. Peço a Ele perdão por não fazer mais e melhor do que faço. E peço que minha vida seja sempre útil para a edificação dos outros, a começar por minha família.

Deixe um desafio para nossa igreja:
Ame ao Senhor, amando seus líderes. Não somente os que aqui estão; mas, também os que virão. O Senhor revela prazer em cuidar daqueles que cuidam dos seus ungidos (Hebreus 13.7-17).