sábado, 3 de outubro de 2009

Como nascemos? Como nasceu a IBR em Jardim Tremembé? - Parte I





Como nasceu a IBR. em Jardim Tremembé?

Quando ainda jovem de quatorze anos atendi a um apelo de missões da igreja da qual meus pais eram membros. Ao completar o segundo grau matriculei-me no “Grand Rapids Baptist Theological Semi-nary and Bible Institute (Seminário Teológico Batista e Instituto Bíblico em Grand Rapids).

Foi lá que comecei a namorar a senhorita Betty Kolkman matriculada no curso do Instituto Bíblico. Após o noivado ela partiu para uma cidade distante, Chicago, Illinois, para fazer um curso de enfermagem e eu fiquei em Grand Rapids, Michigan para completar meus estudos no Seminário. O curso dela e meu eram de três anos, depois nos casamos.

No tempo em que estávamos juntos no preparo, freqüentamos um grupo de estudantes orando para a obra missionária na América do Sul. Nisto brotou o interesse pelo Brasil.

No decorrer dos estudos pós graduação fui visitado por um missionário Donaldo Judson Hare. Ele pretendia começar um seminário na capital de São Paulo pois na época não tinha nenhum do gênero na cidade toda em 1957.
Isto abriu um horizonte de oportunidade para participar numa obra pioneira e significante.

Chegamos no Brasil em Fevereiro de 1958. Ingressamos num instituto de aprendizagem do idioma Brasileiro por um ano em Campinas. Após um ano de estudos fizemos um estágio com um veterano, o Missionário Arthur Cavey, (que participou da inauguração da Igreja Batista Regular em Tucuruvi) na igreja Batista Regular em Vila Teixeira, Campinas. Foi ele que mencionou seu desejo na época de começar uma obra perto dos apartamentos de “Janio Quadros” em Jr. Tremembé.

Ao completar o estágio com ele mudamos para Jr. São Paulo em Santana no final do ano de 59. Bem no alto com a paisagem da penitenciaria em baixo.

Dai então iniciou a hora “H” para localizar um ponto de pregação.

Vasculhamos muito o local com pouco sucesso, pois a área não era muito desenvolvida ainda. O ponto mais interessante era um prédio no alto na Av. Sezefredo Fagundes, bem em frente dos apartamentos. Mas era trancado e inativo. Foi difícil localizar o dono e se não fosse a ardente ajuda de Pr. Renato de Oliveira Volpi da Igreja Batista de Tucuruvi eu teria tido pouco sucesso pois o domínio do idioma era de uma criança do primeiro grau.

Descobrimos que foi construído para ser uma fábrica de tecidos e que tinha maquinário dentro da qual nem pretendia mudar sob hipótese alguma e não quis alugar. Mesmo assim foi nos dado as chaves e de fato tinham muitas máquinas no local. Porém refleti e estudei a situação, calculei que podíamos juntar o maquinário e ainda dar um salão de quatro por dez e uma saleta pequena que podia servir para reunir as crianças. O dono aceitou a sugestão e comecei a obra de fazê-lo útil para cultos.

Fizemos tapumes para esconder as máquinas, plata-forma de tamanho de um chapa de compensado (pois o local era pequeno), desenhei o plano para um púlpito (após copiado por muitos), achei um ferreiro para fazer os suportes para bancos, compramos um órgão de pedal e finalmente um placa com uma Bíblia aberta (e em letra pequena “A Igreja com a Bíblia Aberta) ... e pronto! Só faltou gente.

Iniciamos colocando propaganda da igreja em todos os apartamentos anunciando cultos evangelísticos na igreja por cinco dias. No dia 28 de outubro de 1959 abrimos as portas pela primeira vez como que iria ser a Igreja Batista em Jr. Tremembé.

Chovia e um vento frio nos encobriu aquela primeira noite. Aiii que temor (meu) ao pregar, pois engatinhava ainda no idioma. Doze adultos e dez crianças apareceram para participar no culto. Nas próximas duas noites o clima piorou e a freqüência também.

Mas graças a Deus no sábado o “auditório” estava quase cheio. No domingo lançamos a Escola Dominical com duas classes, as crianças (16) com Dona Betty e os adultos (12) comigo, Pr. Ricardo e o culto noturno teve 24 pessoas presentes entre crianças e adultos.

A média na E.B.D ficou em 18 pessoas em duas classes até o fim do ano. Semanalmente mantínhamos cultos na quarta feira, E.B.D. no domingo de manhã e culto noturno.

Era o início da IBR. em Jardim Tremembé...

Pr. Ricardo Stenkeburg
Missionário Fundador da IBR. em Jardim Tremembé