terça-feira, 20 de setembro de 2011

Vida Cheia


O mundo em que vivemos hoje nos conduz para um caminho de “vidas cheias”. Mesmo com o avanço da tecnologia que visa facilitar o serviço do homem, o que vemos são pessoas cada vez mais ocupadas, com agendas cheias, sem tempo para mais nada.

Vemos jovens e adultos cheios de vida com vidas cheias de afazeres, seja no trabalho, em casa, nos estudos ou na igreja. Será que essa vida cheia de atividades é a vida que o Senhor espera de nós?

Ao lermos os capítulos 6 e 7 do livro de Atos nos deparamos com um homem “cheio”. Esse homem se chama Estevão e nos é apresentado diante de um problema que havia surgido na Igreja em Jerusalém. Ele foi escolhido junto com outros homens para solucionar este problema, e foi escolhido porque era um homem de boa reputação e também porque era cheio do Espírito Santo e de sabedoria (Atos 6.3).

Quando pensamos em Estevão, logo nos lembramos de sua morte. Lembramo-nos dele como o primeiro mártir cristão. Mas, a Palavra de Deus nos mostra que não apenas sua morte, mas sua vida também estava cheia do Senhor Jesus Cristo.

Os versículos seguintes revelam que Estevão também era um homem cheio de fé (Atos 6.5) e cheio de graça e poder (Atos 6.8). A vida cheia do Espírito Santo de Estevão era tão evidente que algumas pessoas começaram a se incomodar e discutir com ele, mas não podiam vencê-lo nas discussões por causa do Espírito e da sabedoria que havia nele.

Como não podiam vencê-lo com o debate, esses homens subornaram pessoas para acusar Estevão de falar contra a lei de Moisés e contra o templo. Mas, qual foi a surpresa desses homens quando viram o rosto de Estevão brilhando como se fosse rosto de anjo; assim como havia brilhado o rosto de Moisés, aquele que citavam para acusá-lo. Eles usavam a lei de Moisés para difamá-lo; mas Deus mostrou sua aprovação a Estevão, acusado de se opor a lei; da mesma forma que mostrou a Moisés (Êxodo 34.30), aquele que recebeu a lei.

Após fazer sua defesa, Estevão mostra que os verdadeiros opositores da lei eram os que o acusavam, por serem traidores e assassinos do Messias. (Atos 7.51-53). Então, aqueles homens apedrejaram Estevão, e nesse ponto podemos notar como a morte de Estevão também estava cheia de Cristo, assim como sua vida.

Assim como a morte de Jesus, a morte de Estevão também teve falsas testemunhas e acusação de blasfêmia; e as duas mortes foram acompanhadas por orações que rogavam pela aceitação do Espírito e pelo perdão de seus executores (Atos 7.59-60). O discípulo imitou seu mestre, imitou aquele que enchia sua vida!

Que cada vez mais você tenha uma vida cheia. Não cheia de tarefas, ou cheia de amargura, malícia e vícios; mas uma vida cheia do Espírito Santo, obtida através de um caminhar íntimo e constante com o Senhor.


Thiago Moreira