terça-feira, 4 de outubro de 2011

O início de tudo - IBR em Jd. Tremembé


O missionário Ricardo Stekenburg chega ao Brasil em fevereiro de 1958 e começa um período de estágio com o Missionário Arthur Cavey que revelou o desejo de começar a obra nos apartamentos do Jânio Quadros no Jd. Tremembé.
Com a ajuda do Pr Renato Volpi (IBRTucuruvi) o Pr. Ricardo encontra um prédio no Alto da Avenida Coronel Sezefredo Fagundes (O prédio era uma fábrica de tecidos desativada). Ajeitando as máquinas, foi possivel ter um pequeno salão 4x10, e ainda uma salinha pequena pra reunir crianças...
Mãos à obra: púlpito, bancos, compra de um órgão e uma placa que dizia "A igreja da Biblia aberta"
Propaganda para uma semana de cultos evangelísticos foi feita nos prédios e no dia 28 de outubro de 59, 12 adultos e 10 crianças compareceram ao primeiro culto evangelístico do que viria a ser a Igreja Batista Reg. em Jd Tremembé.
A frequencia da EBD pulou de 18 para 43 nos primeiros 6 meses de 1960, e já necessitava de novas classes: Juniores Meninas e Juniores Meninos.

Até que no ínicio de 60 o dono do prédio deseja reativar a fábrica de tecidos, chega de Campinas o tabernáculo de zinco, e uma comissão sai a procura de um terreno para instalar o mesmo.
A igreja percebia que precisava comprar um terreno maior, embora as entradas não eram suficientes para o pagamento das parcelas em 20 anos, nem mesmo para sustentar um pastor, mesmo assim, a igreja, e não a missão, compra 2 LOTES, que é o terreno próprio na Rua Sena, acreditando que crescimento da Igreja e dos recursos, o Senhor abençoaria! E abençoou, nos ultimos anos do Pr. Antonino, os últimos anos foram quitados!

No dia 2 de setembro em 1961. A congregação tinha seu endereço final no terreno próprio dela. Com mais que o dobro de espaço achamos que o problema de capacidade de lugar era coisa do passado. Belo sonho e feliz problema pois nos últimos meses de 61 a média da E. D. aumentou para 142.

Em 1962 assume Jackson Moore, Joaquin, Machado, Edu e Antonio Antonino de Souza se tornaram nossos primeiros diáconos. Tínhamos um bom grupo de jovens. Eles gostavam muito de andar em grupo, e iam juntos ao culto na casa do irmão Genildo que ficava em cima de sua farmácia.

O grupo de louvor tinha cerca de 12 rapazes. Andre, Roberta e Roberto a Zilda e Sr. Izaltina e Dna. Inacia com seus jovens formavam o núcleo do primeiro grupo com o qual a igreja foi mais tarde organizada, a meta era alcançarmos mais 150 pessoas.

Congreções de Tremembé: Torre, Jd Moreira e Mandaqui.

Compra de um terreno para ser ponto de pregação e tornou-se posteriormente casa pastoral. Com aproximadamente 30 membros, cada um comprava uma parte, conforme podia e deseja e todos construiram a casa desta pastoral desta forma. Quem tinha habilidades ou poderia pagar um dia de pedreiro fazia. As pessoa levavam almoço pra quem trabalha, sem precisar fazer escala ou campanha, tudo era mais espontâneo.

Este é o início da nossa história, a partir de agora você vai conferir toda nossa trajetória aos poucos...

Tremembé! 50 anos!

Equipe de Comunicação