quinta-feira, 24 de novembro de 2011

CONSEQUÊNCIAS


Um Deus soberano não precisa ser tirano para manter controle sobre tudo e todos. Tirano é aquele que teme perder o poder, e procura mantê-lo por meio do discurso do medo e da prática da opressão. Este age unicamente em benefício próprio; pois não ama o “outro”; mas sim o poder de satisfazer-se.

Pois bem, Deus não é tirano; mas, soberano. Sua autoridade é manifestada através de sua justiça imutável. E nos é compartilhada por sua graça; isto é, favor imerecido; somente possível de ser dado por quem verdadeiramente ama; e, somente possível de ser recebido por quem é amado.

Sua soberania não nos oprime; mas, nos qualifica. Em sua soberania, não nos trata como fantoches – pessoas sem consciência – mas, nos direciona por meio das circunstâncias da vida. Ele nos influencia ao abandono do pecado e a amizade com a santidade e o amor. É nesse sentido que Jesus afirma: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve” (Mateus 11.28-30). Sua influencia considera nossa consciência, tornando-nos responsáveis por nossas decisões; e nos direciona a vida, experimentada por meio da compaixão, do perdão, do altruísmo, e da transformação de um caráter egoísta e soberbo em um caráter santo e humilde.

Assim, influenciados por Deus, plantamos nosso próprio futuro. Esta é uma prova inegável de que não é tirano. Paulo afirma aos gálatas: “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará” (6.7). É o homem que planta, por meio de seu viver; determinando assim o que colherá nessa vida e na que está por vir (6.8). Mas, perceba que é Deus quem não é enganado, ou zombado; isto é, nossas ações estão intimamente ligadas a ele; que é nossa influência para o bem; pois o pecado é nossa influência para o mal.

Logo, é você quem determina como será o ano de 2012, e quais consequências este lhe trará por toda a eternidade. Se, você, guiado por Deus, plantar vontade de servir, de amar, de compartilhar, de ser fiel, de ser igreja; você receberá o resultado disto para sua alegria e estabilidade. Mas, se, você, guiado pelo pecado, plantar indisposição de servir, e disposição para invejar, para ser infiel, e crítico; você receberá o resultado disto para sua tristeza e instabilidade. O que você semeará? Que a presença do Senhor seja perceptível em sua vida no ano de 2012.


Pr. Wagner Amaral